PersonalRunner

"Através de três métodos podemos aprender a sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, o segundo, por imitação, que é mais fácil, e terceiro, por experiência, que é a mais dolorosa." Confúcio

sábado, 26 de março de 2011

Sono

Pesquisas na área do sono provaram que a necessidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa e situa-se entre as quatro e onze horas por noite. Cerca de 10% da população sente-se bem com 6,5 horas de sono por noite e quase 15% tem necessidade de mais de nove horas de sono. As crianças necessitam, normalmente, de dormir um pouco mais do que os adultos, ao passo que, com os idosos, sucede o oposto. Factores geográficos podem também determinar uma diferença: quem vive junto a uma zona montanhosa dorme geralmente mais do que quem vive ao pé do mar.

A duração e a qualidade do sono têm influência sobre outros factores. Se bem que algumas pessoas se sentem repousadas com poucas horas de sono, estas sentirão, certamente, consequências a nível da sua saúde a longo prazo. A consequência mais visível da falta de sono é o aumento de peso. Estas consequências podem surgir já algum tempo depois do início do problema. São acima de tudo a manifestação visível do desregular do sistema hormonal e do metabolismo.

Por outro lado, passar demasiado tempo a dormir pode levar a um sono incontínuo e superficial. Pode melhorar o seu sono se reduzir as horas que passa a dormir, se for este o seu caso. Não vá demasiado cedo para a cama, faça-o apenas quando se sentir sonolento, senão correrá o risco de ficar demasiado tempo acordado sem conseguir adormecer. Se dormir um pouco menos numa noite pontual, tal não é suficiente para prejudicar a sua saúde.






(Janaína Grossi)

Sem comentários:

Enviar um comentário